PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp vai permitir uso de nomes de usuário: mais privacidade e menos exposição de números

O WhatsApp está prestes a dar um passo importante em direção a mais privacidade ao lançar, ainda em fase de testes, um sistema de nomes de usuário (“usernames”), o que permitirá que pessoas se conectem sem precisar compartilhar seus números de telefone.

O que muda para o usuário

Historicamente, o WhatsApp sempre usou o número de telefone como principal forma de identificação: quando você inicia uma conversa, precisa saber o número da pessoa e mesmo em grupos, muitas vezes outros participantes veem seu número. Com a nova função, será possível escolher um nome único dentro do aplicativo, algo mais familiar a quem já usa Telegram ou Signal. 

Segundo apurações, os usuários poderão definir esse nome nas configurações de perfil do WhatsApp, e ele será exibido no lugar do número em conversas privadas e também dentro de grupos. 

Regras para escolher o nome

A nova funcionalidade terá algumas restrições para garantir a segurança e evitar abusos, segundo fontes que acompanham os testes: 

O nome deve ter entre 3 e 30 caracteres. 

É necessário ter pelo menos uma letra. 

Serão permitidos apenas: letras minúsculas (a–z), números (0–9), pontos (“.”) e underscores (“_”). 

Algumas combinações serão vetadas para evitar confusão ou tentativas de imitar sites: nomes que começam com “www.”, terminam com “.com”, ou tenham dois pontos seguidos não serão permitidos. 

Privacidade reforçada

Uma das principais motivações para a implementação desse recurso é justamente a proteção de privacidade. Ao permitir o uso de username, os usuários podem evitar dar seu número de telefone para desconhecidos ou contatos casuais. 

Para tornar a transição mais transparente, se alguém alterar seu nome de usuário, será enviado um aviso para as conversas ativas, informando a mudança, evitando confusões. 

Como será a adoção

Apesar de a função ainda não estar disponível para todos, o recurso já aparece em versões beta para iOS e também no WhatsApp Web, o que mostra que a Meta (empresa controladora do WhatsApp) está acelerando os testes. 

A expectativa, segundo algumas apurações, é que o sistema se torne opcional: o usuário poderá continuar usando seu número, se preferir, ou optar por ser identificado pelo username. 

Potenciais riscos e desafios

Conflito de nomes: como cada username deve ser único, pode haver disputa por nomes populares ou “fáceis”, o que exige boa gerência por parte do WhatsApp.

Phishing e golpes: apesar das regras para criação de nomes, existe o risco de usuários mal-intencionados usarem handles parecidas com empresas ou figuras conhecidas para enganar outras pessoas.

Adoção por empresas: para empresas, a novidade pode ser útil, mas há um alerta: se você adotar um username comercial, o número associado ao negócio pode ficar mais visível – ou seja, não é garantia total de anonimato. 

Gerenciamento de mudanças: se muitos mudarem seus nomes, pode haver confusão. Mesmo com avisos automáticos, nem todos vão prestar atenção ou entender a mudança.

Por que isso pode mudar a forma como usamos o WhatsApp

Essa é uma das atualizações mais significativas no modelo de identidade do WhatsApp desde sua criação. A plataforma deixa de depender exclusivamente do número telefônico, algo que tem impacto direto na privacidade, na segurança e na identidade digital dos usuários.

Para alguns, a novidade pode ser um divisor de águas: grupos de trabalho, contatos profissionais, ou até relacionamentos mais casuais poderão usar usernames para interagir sem compartilhar informações pessoais sensíveis.

Quando deve chegar para todo mundo

Ainda não há uma data oficial de lançamento para a versão estável da funcionalidade para todos os usuários. Mas, segundo fontes que investigam o desenvolvimento do app, a previsão é de que a liberação mais ampla aconteça em 2026. 

Enquanto isso, usuários interessados podem tentar participar do programa beta do WhatsApp para ter acesso antecipado ou acompanhar as novidades por meio das atualizações do aplicativo Web.

Leia mais

PUBLICIDADE