PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O risco de ‘apagão’ na internet por sabotagem em cabos submarinos

Cabos submarinos são essenciais para a internet global e estão cada vez mais vulneráveis a sabotagens. No Mar Báltico, ao menos dez cabos foram rompidos desde 2022, com suspeitas envolvendo Rússia e China. Países do Pacífico temem que tensões com a China levem à destruição de cabos que conectam Japão, Taiwan, Coreia do Sul e EUA.

A interrupção de cabos pode isolar regiões inteiras, afetando comunicação, economia, educação e infraestrutura crítica. Eles são a espinha dorsal da globalização: cabos submarinos, que se estendem no fundo no mar, conectando países e continentes. Segundo a plataforma Total Telecom, cerca de 500 cabos desse tipo atravessavam os oceanos em 2021, atingindo uma extensão de 1,3 milhão de quilômetros.

Desde então, esse número aumentou ainda mais. “Toda a troca de informações mundial está sendo transmitida por esses cabos”, diz Johannes Peters, coordenador do Centro de Estratégia e Segurança Marítima da Universidade de Kiel, na Alemanha. “A internet, dados de pagamento e informações de todas as formas imagináveis, todo o tipo de comunicação verbal – tudo isso passa quase exclusivamente por esses cabos”, afirma Peters.

“Ou seja, somos dependentes deles, e isso ao nível global”. Entretanto, essa estrutura de comunicação está em risco. Não por desgaste natural, mas por possíveis atos de sabotagem.

Leia mais

PUBLICIDADE