PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Governo lança seleção com bolsas para formação de agentes populares de saúde

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, abriu na segunda-feira (5), as inscrições para o Programa de Formação de Agentes Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS). O edital está aberto até 18 de janeiro de 2026 e oferece bolsas para educadores e estudantes de movimentos sociais em todo o país. 

Serão formadas 450 turmas em 17 estados, com previsão de atender até 9 mil estudantes. Cada turma terá um educador e 20 participantes, com foco em regiões de maior vulnerabilidade social.

Os educadores receberão bolsas de R$2.500 mensais, enquanto os estudantes terão bolsa‑incentivo de R$560 para despesas com deslocamento e participação. As atividades devem começar entre março e abril de 2026, após a divulgação dos resultados em fevereiro.

Segundo Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o programa busca valorizar saberes tradicionais e culturais das comunidades e fortalecer a participação popular no SUS. A iniciativa é uma expansão de experiências realizadas durante a pandemia de Covid‑19, quando agentes populares atuaram na linha de frente da proteção comunitária.

O AgPopSUS pretende consolidar uma rede nacional de agentes populares, promovendo educação em saúde e o protagonismo comunitário na implementação de políticas públicas.

Leia mais

PUBLICIDADE