Casa Branca cita JBS e empresa controlada pela Marfrig, entre outras, ao falar de investigação de Trump contra ‘cartel de frigoríficos’
A JBS e empresa controlada pela Marfrig nos Estados Unidos, a National Beef, foram citadas em um artigo no site da Casa Branca após Trump pedir a investigação de frigoríficos nos EUA.
Sem mencionar nomes de empresas, o presidente afirmou em uma rede social que a indústria está encarecendo o produto para o consumidor americano.
Além das duas companhias, o artigo da Casa Branca que fala em ‘cartéis de frigoríficos’ também citou a Cargill e a Tyson Foods.
A JBS e a empresa controlada pela Marfrig nos Estados Unidos, a National Beef, foram citadas em um artigo publicado na última sexta-feira (7) no site da Casa Branca , horas depois de o presidente Donald Trump pedir ao Departamento de Justiça (DOJ) para investigar os frigoríficos locais.
Apesar de não citar empresas na postagem, Trump disse que “sempre vai proteger os pecuaristas americanos, e eles estão sendo acusados por algo que tem sido feito por frigoríficos com maioria de capital estrangeiro”.
Recentemente, o presidente despertou a fúria dos produtores ao discutir a possibilidade de quadruplicar a cota tarifária de importação de carne bovina argentina, para reduzir os preços ao consumidor.
Em um artigo cujo título cita “cartéis” de frigoríficos estrangeiros, o site da Casa Branca mencionou outras duas empresas norte-americanas, Cargill e Tyson Foods, para falar da concentração do mercado de carne.
Estes frigoríficos dominam 85% do mercado do país, segundo um estudo de 2024 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) citado pela Casa Branca.
Esta é uma notícia importante que está sendo atualizada constantemente. Os detalhes estão sendo apurados e serão divulgados em breve.
Especialistas estão analisando a situação e fornecendo informações atualizadas sobre o desdobramento dos fatos.
Acompanhe as atualizações para obter as informações mais recentes sobre este assunto.
Esta matéria está sendo acompanhada de perto por nossa equipe de jornalismo, que trabalha para trazer as informações mais precisas e atualizadas.
O tema abordado nesta notícia tem grande relevância e impacto, merecendo atenção especial dos leitores e da sociedade em geral.
Continuaremos monitorando os desdobramentos e atualizando esta matéria conforme novas informações forem disponibilizadas.