Tarifaço: Lula diz que Rubio telefonou para Mauro Vieira e espera avanços na negociação com os EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta quinta-feira (9) os avanços no diálogo com os Estados Unidos sobre o tarifaço e informou que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, fez uma ligação para o chanceler Mauro Vieira.
Após o telefonema entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira (7), Rubio foi designado para conduzir as negociações com Vieira, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
🔎A escolha de Rubio foi comemorada por opositores, já que o secretário de Estado é considerado por ter uma inclinação mais “ideológica” no governo Trump e também defendeu as tarifas norte-americanas a produtos brasileiros, bem como sanções a autoridades como ministros do STF.
Segundo a GloboNews apurou, Mauro Vieira e Marco Rubio conversaram por cerca de 15 minutos, avaliada positivamente pelo Itamaraty.
Os dois representantes não chegaram a iniciar os debates, mas estão ajustando agendas para marcar uma reunião presencial em Washington sobre o tema.
Em entrevista à rádio Piatã, Lula relatou que Rubio telefonou na quarta-feira (8) para Vieira.
O presidente não deu detalhes da conversa.
“Agora começa um outro momento.
Esta é uma notícia importante que está sendo atualizada constantemente. Os detalhes estão sendo apurados e serão divulgados em breve.
Especialistas estão analisando a situação e fornecendo informações atualizadas sobre o desdobramento dos fatos.
Acompanhe as atualizações para obter as informações mais recentes sobre este assunto.
Esta matéria está sendo acompanhada de perto por nossa equipe de jornalismo, que trabalha para trazer as informações mais precisas e atualizadas.
O tema abordado nesta notícia tem grande relevância e impacto, merecendo atenção especial dos leitores e da sociedade em geral.
Continuaremos monitorando os desdobramentos e atualizando esta matéria conforme novas informações forem disponibilizadas.