O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez nesta quarta-feira (17) um discurso em horário nobre na Casa Branca com um balanço do primeiro ano do segundo mandato, centrado na economia e imigração. Ele não citou a Venezuela, apesar de mencionar o combate ao tráfico de drogas. O pronunciamento foi feito em meio a desgaste do governo, apontado por pesquisas que indicam insatisfação da população, principalmente com a economia.
O discurso durou cerca de 18 minutos. Na fala, Trump fez uma série de críticas à gestão do antecessor Joe Biden e exaltou a própria administração. Disse que controlou a imigração ilegal e afirmou que países estrangeiros estariam enviando drogas e criminosos aos Estados Unidos.
O presidente voltou a afirmar que conseguiu “acabar com oito guerras” — declaração contestada por analistas. Ele citou o cessar-fogo na Faixa de Gaza, mas evitou falar sobre o conflito na Ucrânia. Trump também afirmou que o governo tem combatido cartéis internacionais de drogas e disse que o tráfico por rotas marítimas caiu 94%, sem mencionar países específicos ou falar de ações militares externas.
“Nós dizimamos os cartéis estrangeiros sanguinários de drogas. Fizemos isso sozinhos, com o nosso povo, e temos muito orgulho disso, porque eles estavam envenenando e destruindo a nossa população. ” Sobre imigração, Trump afirmou que o governo acabou com a “invasão colossal das fronteiras”.