Após Trump intervir na segurança de Washington D.C., tropas da Guarda Nacional começaram a chegar à capital dos Estados Unidos no início da tarde desta terça-feira (12), segundo as agências de notícias Reuters e Associated Press.
A chegada das tropas ocorre no dia seguinte à intervenção federal na segurança da capital anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Ele disse que “o crime está fora de controle” em Washington D.C., e que Guarda Nacional e polícia, controladas pelo governo, irão combater a violência e retirar os criminosos e os sem-teto da cidade. Autoridades locais e dados oficiais, no entanto, dizem não haver crise. (Leia mais abaixo)
Cerca de 800 tropas da Guarda Nacional foram designadas à capital, segundo o Departamento de Defesa americano. Segundo o jornal americano “The New York Times”, a intervenção federal na cidade tem previsão para durar 30 dias.
Imagens divulgadas por agências de notícias mostram as tropas se reportando ao arsenal após chegarem à cidade (Veja no vídeo acima)

➡️ A Guarda Nacional é uma força híbrida vinculada ao Exército dos EUA, com função estadual e federal. Normalmente opera sob comando dos estados, com financiamento dos governos locais. Às vezes, os soldados são enviados para missões federais, ainda sob comando estadual, mas com recursos federais.
Autoridades locais criticaram a intervenção de Trump, e afirmaram que as tropas da Guarda Nacional não terão autoridade para realizar prisões. A prefeita de Washington D.C., a democrata Muriel Bowser, classificou a manobra de Trump como “alarmante e sem precedentes”. O procurador-geral de Colúmbia, Brian Schwalb, autoridade máxima da Justiça no distrito de Colúmbia, disse que a medida é “sem precedentes, desnecessária e ilegal”.
A medida de Trump ocorre após o presidente expressar algumas vezes, desde que retornou à Casa Branca em janeiro, o desejo de colocar Washington D.C. sob controle federal. A intervenção federal é interpretada pelos jornais dos EUA como “uma medida extraordinária de uso do poder federal”, e que pode expor os moradores da capital.
Intervenção federal
Para justificar a intervenção federal, o presidente Trump afirmou que a taxa de homicídios em Washington D.C. é maior do que em alguns dos piores lugares do mundo, e citou diversas capitais de outros países, inclusive Brasília.