Testes hormonais para menopausa são para todas as mulheres?
Basta alguns dias de atraso na menstruação e o teste de gravidez surge como alternativa para tentar descobrir o motivo.
Disponíveis em qualquer farmácia, eles não são 100% precisos, mas são muito populares para saber se a mudança no ciclo está acontecendo por causa de uma gestação.
Mas bem menos conhecidos são os testes para quando a mulher para definitivamente de menstruar, conhecidos como testes hormonais para menopausa.
➡️Diferentemente dos testes de gravidez, que detectam a presença do hormônio HCG no organismo, os testes para a menopausa são de dois tipos principais: dosagem do hormônio FSH ou do hormônio AMH.
(entenda mais abaixo) O ginecologista Luiz Francisco Cintra Baccaro explica que, ao contrário do que acontece em uma gravidez, os níveis desses hormônios podem variar muito ao longo do processo de climatério da mulher, o que não torna esses testes tão recomendáveis como no caso de gestações.
“O diagnóstico do climatério e da própria menopausa é basicamente feito de forma clínica, ou seja, é baseado em sintomas que a paciente apresenta e em sinais de hipoestrogenismo (baixos níveis de estrogênio no corpo)”, analisa Baccaro, que é membro da Comissão Nacional Especializada em Climatério da Federação Brasileira das Associações em Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Apesar de não ser recomendado como exame de rotina para mulheres que já estão na faixa etária do climatério, os testes são indicados em casos em que há dúvida sobre o diagnóstico ou em pacientes com menos de 45 anos que começam a apresentar sintomas de hipoestrogenismo.
Quais as diferenças entre os testes hormonais para a menopausa e os testes de gravidez – e por que exames para menopausa são mais imprecisos.
Esta é uma notícia importante que está sendo atualizada constantemente. Os detalhes estão sendo apurados e serão divulgados em breve.
Especialistas estão analisando a situação e fornecendo informações atualizadas sobre o desdobramento dos fatos.
Acompanhe as atualizações para obter as informações mais recentes sobre este assunto.
Esta matéria está sendo acompanhada de perto por nossa equipe de jornalismo, que trabalha para trazer as informações mais precisas e atualizadas.
O tema abordado nesta notícia tem grande relevância e impacto, merecendo atenção especial dos leitores e da sociedade em geral.
Continuaremos monitorando os desdobramentos e atualizando esta matéria conforme novas informações forem disponibilizadas.