Apesar da onda de calor ainda atuar sobre o país, os temporais devem ganhar força nesta terça-feira (30) e atingir boa parte das regiões Sul e Sudeste. Segundo a Climatempo, as instabilidades devem ganhar força ao longo do dia e grandes volumes de chuva devem ser registrados nessas regiões. No Centro-Oeste e no Norte, a expectativa é de temporais isolados.
(veja abaixo a previsão para cada região) Mesmo com a chuva prevista, as temperaturas devem seguir elevadas nessas regiões. A onda de calor deve atuar em parte do Sudeste até o fim da semana. O fenômeno deve se concentrar principalmente em áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo, ao menos até sexta-feira (2).
Sudoeste da Bahia, em regiões de divisa com esses estados, também pode registrar temperaturas bastante elevadas. Na última terça-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou a duração do aviso de calor de grande perigo, a categoria mais alta da escala do órgão. 🔴Antes, o aviso terminava na segunda e foi estendido até o fim da tarde de terça para as seguintes áreas (veja no mapa abaixo): São PauloRio de Janeirosul de Minas Geraissul do Espírito Santoleste do Mato Grosso do Sulsul de Goiás O aviso significa que as temperaturas devem ficar até 5ºC acima da média, o que pode causar risco à saúde.
Os últimos dias de marcas muito elevadas, especialmente no Sudeste. Um levantamento do g1 mostrou que o desvio de temperatura chegou a mais de 7°C em algumas capitais. 🌡️ São Paulo registrou uma temperatura nunca antes observada desde 1961, quando o Inmet passou a consolidar as medições meteorológicas no país.