O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta quinta-feira (10) que as lideranças partidárias apoiam uma reação da Casa sobre o tarifaço anunciado pelo governo dos Estados Unidos.
Segundo ele, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), avalia um posicionamento. O assunto foi debatido nesta manhã, durante reunião do colégio de líderes.
“Há um consenso de vários líderes dizendo que isso é inaceitável, essa decisão do governo americano. E, evidentemente, nós vamos reagir. O presidente [Hugo Motta] está avaliando. Acho que, a qualquer momento, pode sair uma posição oficial do Parlamento, especialmente da Câmara dos Deputados”, declarou Guimarães em entrevista a jornalistas.
O PL (Partido Liberal), de oposição ao governo, é o único que discorda, segundo o líder petista. “Só o PL que está solidário com o governo [de Donald] Trump”, disse.
Líderes da base do governo ouvidos pela CNN afirmam que a decisão dos EUA impacta setores da economia e, politicamente, “enfraquece” a direita brasileira.
Deputados da oposição, por outro lado, defendem que o aumento de tarifas pelos EUA é culpa do governo Lula pela falha de articulação e diplomacia.