A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (29) que a situação do estado de saúde é estável após Bolsonaro passar por um segundo procedimento para tentar reverter o quadro de soluços persistentes, nesta tarde. O procedimento é chamado de “bloqueio do nervo frênico”, e durou cerca de uma hora. Desta vez, a intervenção foi realizada no lado esquerdo.
O ex-presidente já tinha passado pelo mesmo procedimento no último sábado (27) — ocasião em que os médicos fizeram a intervenção no nervo do lado direito. Durante coletiva de imprensa, a equipe médica também afirmou que o lado direito do nervo frênico sofreu nova intervenção para complementar o que havia sido feito no final de semana. “Como temos um espaço curto, nós optamos primeiro para fazer uma dose terapêutica mais baixa para não corremos riscos.
Mas como a resposta não foi adequada, já estava no nosso planejamento fazer uma segunda etapa. tanto para complementar, se necessário a primeira, quanto para fazer a segunda, como foi feito hoje”, afirmou o cardiologista Brasil Caiado. Todo o procedimento durou cerca de uma hora.
Em seguida, o ex-presidente passou mais uma hora em observação dos médicos e então foi para o quarto. A saúde do ex-presidente ainda é delicada e, por isso, a equipe médica espera que ele passe o Ano Novo no hospital e saia apenas no dia 1º de janeiro. “Fez esse procedimento hoje, a gente precisa de pelo menos 48h para avaliação de resultados, complicações e etc.