PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Rússia: ataque dos EUA ao Irã pode ‘levar a consequências perigosas’

A Rússia disse que um ataque dos Estados Unidos ao Irã pode “levar a consequências muito perigosas” em pronunciamento nesta quinta-feira (29). ✅ no WhatsAppTrump pressiona Irã por acordo com ‘enorme armada a caminho’: ‘Tempo está se esgotando’Irã diz que qualquer ação militar dos EUA será considerada ‘início de uma guerra’ Questionado por jornalistas sobre as declarações inflamadas desta quarta-feira (28), tanto do presidente dos EUA, Donald Trump, quanto de vários membros do governo iraniano, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, pediu “moderação” de ambos os lados para que não haja “uso da força”. “Continuamos a apelar a todas as partes para que exerçam contenção e renunciem a qualquer uso da força para resolver as questões.

Claramente, o potencial para negociações está longe de estar esgotado. Qualquer ação coercitiva só pode gerar caos na região e levar a consequências muito perigosas em termos de desestabilização do sistema de segurança em toda a região”, afirmou. Depois de pressionar Teerã por causa das mortes causadas pela repressão aos protestos que ocorrem no país no começo do mês, agora Trump cobra a assinatura de um novo acordo nuclear.

Peskov diz que o presidente russo, Vladimir Putin, fez uma oferta ao governo americano para estender os limites do tratado que está expirando, mas não recebeu uma resposta ainda. No dia 16, Putin se ofereceu para tentar mediar a crise entre os dois países. A Rússia é aliada histórica do regime dos aiatolás e, há um ano, assinou um acordo com o governo iraniano que prevê cooperação nas áreas de energia, meio ambiente e questões de defesa e segurança.

Segundo a agência de notícias semioficial Tasnim, nesta quinta, o Exército iraniano recebeu um lote de 1. “De acordo com as ameaças futuras, o Exército mantém e aprimora suas vantagens estratégicas para um combate rápido e uma resposta esmagadora contra qualquer agressor”, disse o comandante-em-chefe do exército, Amir Hatami.

Leia mais

PUBLICIDADE