Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (11) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 nos principais cenários testados, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
O levantamento ouviu 2.004 eleitores entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Primeiro turno
A Quaest testou diferentes combinações de candidatos da direita e centro-direita.
No cenário com maior número de nomes, Lula aparece com 35%, seguido por Flávio Bolsonaro (PL), com 29%, e Ratinho Júnior (PSD), com 8%. Romeu Zema (Novo) registra 4%, enquanto Renan Santos e Aldo Rebelo têm 1% cada. Indecisos somam 7%, e brancos, nulos ou eleitores que afirmam não votar representam 15%.
Em outro cenário, Lula marca 38%, contra 30% de Flávio Bolsonaro. Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema aparecem com 4% cada.
Na simulação que inclui Eduardo Leite (PSD), Lula registra 38%, Flávio Bolsonaro 31% e o governador gaúcho 3%.
Em cenários adicionais, Lula oscila entre 37% e 39%, mantendo vantagem sobre Flávio Bolsonaro, que varia entre 31% e 33%, enquanto os demais candidatos aparecem com percentuais de um dígito.
Os números indicam que, nas simulações divulgadas, Lula lidera em todos os cenários de primeiro turno apresentados pela pesquisa.
Segundo turno
A Quaest também avaliou confrontos diretos entre o presidente e possíveis adversários.
No cenário entre Lula e Flávio Bolsonaro, o petista tem 45%, contra 38% do senador.
Em eventual disputa contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula marca 44%, enquanto o governador de São Paulo registra 39%.
Já contra Ratinho Júnior, Lula aparece com 43%, ante 36% do governador do Paraná.
Em todos os cenários de segundo turno testados, o presidente mantém vantagem numérica sobre os adversários.
Os dados mostram que, embora haja variações conforme o nome testado pela direita, Lula aparece à frente nas simulações divulgadas tanto na largada do primeiro turno quanto em eventuais disputas diretas na fase final da eleição.