PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Por que o imposto pesa tanto no bolso do brasileiro — e o que o governo pode fazer para aliviar

O Brasil paga menos imposto na média que os países da OCDE, mas mais que a média na comparação com os países da América Latina e do Caribe. Os impostos pesam tanto no bolso do brasileiro porque são cobrados de forma desigual. Quem ganha menos paga proporcionalmente mais imposto no país.

Uma das chaves para reduzir o peso dos impostos no bolso dos brasileiros passa pela forma como o governo gasta os recursos públicos. Você paga imposto quando recebe salário, quando compra comida e até quando liga a luz de casa. A sensação de muitos brasileiros é de que o dinheiro some e não volta em serviços públicos na mesma proporção.

Em 2026, ano eleitoral, o tema ganha ainda mais espaço no debate. O g1 ouviu especialistas para explicar por que o imposto pesa tanto no bolso — e que medidas os governos podem adotar para aliviar esse impacto, além de simplesmente reduzir tributos. Os dados oficiais mais recentes do Brasil são de 2024.

Naquele ano, a carga tributária total do Brasil (tudo que foi pago em impostos por indivíduos e empresas) foi de 32,2% do PIB, um recorde na série histórica. Ou seja, nunca se pagou tanto imposto no país em relação ao PIB. Na comparação com os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) — espécie de “clube” com países ricos e alguns em desenvolvimento — o Brasil paga menos imposto na média.

Leia mais

PUBLICIDADE