PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Planalto estuda reação após Motta escolher Derrite para relatar PL

Planalto estuda reação após Motta escolher Derrite para relatar PL

O Planalto estuda reação após o presidente da Câmara, Hugo Motta, entregar a relatoria do projeto de lei antifacção, de autoria do governo Lula (PT), a um aliado de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O texto foi repassado a Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de Segurança Pública de São Paulo e um dos principais aliados de Tarcísio, apontado como possível adversário de Lula em 2026.

Após assumir a relatoria, Derrite apresentou mudanças que equiparam o crime organizado ao terrorismo, em linha com o discurso da direita.

Fontes do Planalto avaliam que Motta, que pretende disputar a reeleição à presidência da Câmara em 2026, quis acenar à oposição após uma série de vitórias do governo no Congresso.

O governo vê a decisão como uma entrega de uma das pautas centrais da campanha de 2026 à direita e estuda reagir, inclusive segurando o pagamento de emendas parlamentares.

O Palácio do Planalto estuda reação à decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de entregar a relatoria do projeto de lei antifacção, de autoria do governo Lula (PT), ao deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP).

Derrite, que é secretário de Segurança Pública do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado em pesquisas como um dos principais nomes da direita para disputar a Presidência contra Lula em 2026, foi licenciado do cargo pelo governador paulista para reassumir seu cargo na Câmara e relatar o PL.

Como a segurança pública é uma das principais preocupações do eleitor, segundo levantamento da Quaest, o Planalto vê na decisão de Motta uma entrega dessa pauta à oposição.

Esta é uma notícia importante que está sendo atualizada constantemente. Os detalhes estão sendo apurados e serão divulgados em breve.

Especialistas estão analisando a situação e fornecendo informações atualizadas sobre o desdobramento dos fatos.

Acompanhe as atualizações para obter as informações mais recentes sobre este assunto.

Esta matéria está sendo acompanhada de perto por nossa equipe de jornalismo, que trabalha para trazer as informações mais precisas e atualizadas.

O tema abordado nesta notícia tem grande relevância e impacto, merecendo atenção especial dos leitores e da sociedade em geral.

Continuaremos monitorando os desdobramentos e atualizando esta matéria conforme novas informações forem disponibilizadas.

Leia mais

PUBLICIDADE