A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quinta-feira (22) os indicados à 98ª edição do Oscar, e o Brasil aparece com destaque na principal premiação do cinema mundial. Ao todo, produções e profissionais brasileiros receberam nove indicações, distribuídas entre categorias principais, documentais e técnicas.
O principal nome brasileiro na disputa é Wagner Moura, indicado ao prêmio de Melhor Ator por sua atuação em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. A nomeação é considerada histórica e consolida o ator entre os principais concorrentes da temporada.
Além da indicação individual, O Agente Secreto também concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco, ampliando a presença do Brasil entre os títulos mais relevantes do ano.
O cinema nacional ainda aparece em outras frentes da premiação. O documentário “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, foi indicado a Melhor Documentário, assim como Yanuni, coprodução com participação brasileira. Já Adolpho Veloso disputa o Oscar de Melhor Fotografia por Sonhos de Trem, enquanto Affonso Gonçalves concorre a Melhor Montagem por Hamnet: A Vida Antes de Hamlet. O curta-metragem “Amarela”, de André Hayato Saito, completa a lista brasileira entre os indicados.
A edição de 2026 do Oscar é marcada por forte concorrência internacional e pelo domínio do filme Sinners, que lidera o número de indicações. Mesmo nesse cenário, a presença brasileira em categorias de peso e técnicas reforça o bom momento do audiovisual nacional no circuito internacional.
A cerimônia do Oscar 2026 será realizada no dia 15 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.