A vitória de “O Agente Secreto” no Critics Choice Awards 2026, na categoria Melhor Filme Internacional, colocou o cinema brasileiro em evidência em uma das principais premiações da crítica norte-americana. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa foi reconhecido em cerimônia realizada no domingo (4), em Santa Monica, na Califórnia.
Considerado um importante termômetro da temporada de premiações, o Critics Choice Awards costuma influenciar o desempenho de produções e profissionais em disputas posteriores. Ao superar concorrentes de países como França, Coreia do Sul, Espanha e Argentina, o filme brasileiro consolidou sua trajetória internacional.
Além do prêmio principal, o Brasil também foi destaque na categoria técnica. Adolpho Veloso venceu como Melhor Fotografia pelo trabalho em Sonhos de Trem (Train Dreams), tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar a estatueta nessa categoria na história do Critics Choice Awards.
O ator Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”, concorreu ao prêmio de Melhor Ator no Critics Choice Awards e também foi indicado como Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para Televisão por Ladrões de Drogas. Apesar das indicações, ele não levou as estatuetas individuais.
As conquistas brasileiras na edição deste ano reforçam o momento de projeção internacional do audiovisual nacional e ampliam a visibilidade de produções e profissionais do país no circuito global de cinema.