PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mapa mostra nova dinâmica do crime no RJ: CV cresce e milícias recuam

Comando Vermelho ampliou seu domínio populacional, as milícias perderam áreas estratégicas após anos de expansão e o Terceiro Comando Puro se consolidou como a terceira força do estado. O relatório analisa o período entre 2007 e 2024, utilizando mais de 700 mil denúncias, checagem jornalística e modelos estatísticos para mapear controle e influência em mais de 20 municípios da Região Metropolitana. Segundo o levantamento, cerca de 4 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro vivem sob controle ou influência do crime organizado.

O novo Mapa Histórico dos Grupos Armados do Rio de Janeiro, produzido pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF) e pelo Instituto Fogo Cruzado (IFC), aponta uma reconfiguração do território fluminense. Segundo o levantamento, cerca de 4 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro vivem sob controle ou influência do crime organizado. 🚩O Comando Vermelho (CV) ampliou seu domínio populacional;🔵Milícias perderam áreas estratégicas após anos de expansão;🟩E o Terceiro Comando Puro (TCP) se consolidou como a 3ª força do estado.

O g1 teve acesso antecipado ao estudo, divulgado nesta quinta-feira (4). O relatório analisa o período entre 2007 e 2024, utilizando mais de 700 mil denúncias, checagem jornalística e modelos estatísticos para mapear controle e influência em mais de 20 municípios da Região Metropolitana. Segundo o estudo, o CV é hoje o grupo armado que controla o maior contingente populacional do Rio.

Em 2024, a facção registrou: 1,6 milhão de moradores sob controle efetivo (47,2% da população controlada);1,7 milhão sob controle ou influência (44,7% do total);150 km² de território controlado, equivalentes a 47,5% da área sob domínio consolidado. De acordo com o levantamento, o maior crescimento do CV em termos populacionais ocorreu em 2019, quando o grupo incorporou cerca de 146,3 mil habitantes sob seu controle e influência, sobretudo referentes à conquista da Rocinha e do Vidigal, na Zona Sul da capital, ocorrida no ano anterior. A hegemonia do Comando Vermelho, de acordo com os pesquisadores, é marcada especialmente no Leste Fluminense, nas regiões do Centro e da Zona Sul da capital.

Leia mais

PUBLICIDADE