PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Maduro ordena escolta militar a petroleiros após bloqueio de Trump

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou que os navios petroleiros do país recebam escolta militar após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter ordenado um “bloqueio total” aos petroleiros venezuelanos sancionados, segundo o jornal americano “The New York Times”. Os navios que deixaram a Venezuela, rumo à Ásia, entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira já receberam escolta da Marinha chavista, afirmou o jornal em reportagem publicada na quarta. Essas embarcações, no entanto, não eram alvo de sanções econômicas.

Em resposta, o governo Maduro repudiou a atitude dos EUA, que chamou de “ameaça grotesca”. Isso tudo adicionou uma nova camada à escalada de tensões sem precedentes entre os dois países. A escalada conta com uma mobilização militar em grande escala dos EUA no Caribe, bombardeios a barcos no mar do Caribe e no Oceano Pacífico e a apreensão de um navio petroleiro venezuelano.

( Esse fluxo ocorre por meio de uma “frota fantasma”, de navios que operam sob bandeiras de outros países para evitar as sanções impostas pelos EUA. Os aliados Rússia e a China expressaram apoio ao regime Maduro nesta quarta-feira. Moscou afirmou que as tensões na América Latina podem trazer “consequências imprevisíveis” ao Ocidente, e Pequim disse “se opor a qualquer forma de assédio unilateral”.

Leia mais

PUBLICIDADE