O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará nesta quarta-feira (11) de uma cerimônia no Palácio do Planalto para anunciar um pacote de investimentos de R$4,64 bilhões destinados à ampliação, modernização e manutenção de 11 aeroportos brasileiros. O financiamento será feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O governo federal destaca que o programa tem como objetivo ampliar a capacidade operacional dos aeroportos, melhorar o atendimento aos passageiros e reforçar a conectividade aérea no país. Entre os terminais contemplados estão aeroportos em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. O Aeroporto de Congonhas (SP) deve receber obras para ampliar o terminal de passageiros, áreas comerciais e instalar novas pontes de embarque.
O plano de modernização deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante a execução das obras, além de vagas adicionais após a conclusão dos projetos. Autoridades, como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, devem destacar no evento que os investimentos contribuirão para a integração regional e o desenvolvimento econômico.
O anúncio faz parte da agenda do governo federal de fortalecer a infraestrutura nacional, com obras que terão cronogramas específicos de acordo com a complexidade de cada aeroporto.