PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Justiça dos EUA derruba exigência de Trump para votação

Justiça dos EUA derruba exigência de Trump para votação

Nesta sexta-feira (31), a justiça americana suspendeu permanentemente uma ordem executiva do presidente Donald Trump, a qual exigia que os eleitores apresentassem passaportes ou documentos semelhantes como prova de cidadania americana antes de votar.

Desde 25 de março, quando foi assinada, vários processos contestaram a medida, e tribunais regionais chegaram a suspender temporariamente sua aplicação no território americano.

Agora, a juíza federal Colleen Kollar-Kotelly, de Washington DC, foi a primeira a emitir uma decisão definitiva contra a ordem executiva.

Kollar-Kotelly concluiu que a parte que exigia a comprovação da cidadania presente na ordem de Trump era ilegal porque a Constituição dos EUA dá aos estados, e não ao presidente, o poder de supervisionar as eleições.

Trump há muito questiona o sistema eleitoral dos EUA e continua a afirmar, sem provas, que sua derrota em 2020 para o presidente democrata Joe Biden foi resultado de fraude generalizada, dada pela ampla participação de imigrantes ilegais no pleito.

A decisão é considerada um revés para os aliados do republicano, que consideram ser necessária para restaurar a confiança pública de que as eleições nos EUA são legítimas.

Em 25 de março, o presidente dos Estados Unidos assinou o decreto que determinava a prova da cidadania como condição obrigatória para que eleitores votem no país.

O objetivo de Trump era impedir que imigrantes ilegais participassem dos pleitos.

Esta é uma notícia importante que está sendo atualizada constantemente. Os detalhes estão sendo apurados e serão divulgados em breve.

Especialistas estão analisando a situação e fornecendo informações atualizadas sobre o desdobramento dos fatos.

Acompanhe as atualizações para obter as informações mais recentes sobre este assunto.

Esta matéria está sendo acompanhada de perto por nossa equipe de jornalismo, que trabalha para trazer as informações mais precisas e atualizadas.

O tema abordado nesta notícia tem grande relevância e impacto, merecendo atenção especial dos leitores e da sociedade em geral.

Continuaremos monitorando os desdobramentos e atualizando esta matéria conforme novas informações forem disponibilizadas.

Leia mais

PUBLICIDADE