PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Inundações deixam quase 600 mortos na Ásia

Quase 600 pessoas morreram nas inundações provocadas pelas chuvas torrenciais na Indonésia, Tailândia, Malásia e Sri Lanka, segundo os dados oficiais atualizados deste sábado (29). As imagens de ruas inundadas, moradores bloqueados pelas águas e deslizamentos de terra se repetem nos quatro países, após a passagem de um ciclone provocar fortes chuvas. A agência indonésia de gestão de desastres anunciou um balanço de mais de 300 mortos, as autoridades tailandesas informaram pelo menos 162 óbitos no sul do país, o governo do Sri Lanka 132 e as autoridades malaias dois falecidos.

Na Indonésia, a província de Sumatra do Norte é a mais afetada, com 166 mortos. Sumatra Ocidental registrou 90 mortes e a região de Aceh, 47. As equipes de emergência tentavam chegar às áreas mais afetadas da turística Sumatra neste sábado.

“A água recuou em nossa casa, mas tudo continua coberto de lama”, disse Novia, residente de Pidie, em Aceh. “Algumas coisas da casa estão danificadas ou caíram, mas ainda não conseguimos limpá-las” Firda Yusra relatou que precisou fugir de sua casa com a esposa e o filho, para se abrigar em uma mesquita com outras mil pessoas: “Nós comemos qualquer coisa que esteja ao alcance”. Na Tailândia, “o número total de mortos nas sete províncias (afetadas) chega a 162”, informou Siripong Angkasakulkiat, porta-voz do governo.

Ele disse que mais de 100 pessoas faleceram apenas na província de Songkhla. As águas subiram até três metros na região, que sofreu uma das piores inundações da década. Para ajudar os necrotérios sobrecarregados, as autoridades disponibilizaram caminhões frigoríficos para armazenar os corpos das vítimas.

Leia mais

PUBLICIDADE