PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Greve de pilotos da Latam no Chile chega ao fim após acordo

A greve dos pilotos da Latam Airlines no Chile, iniciada na última semana, chegou ao fim nesta quarta-feira (19) após um acordo entre a companhia aérea e o sindicato da categoria. A paralisação — a primeira de pilotos da empresa em quase 30 anos — provocou cancelamentos em massa e comprometeu os planos de viagem de milhares de passageiros. Em nota enviada ao g1, a companhia informou que o acordo estabelece “condições justas e responsáveis, em linha com o objetivo de garantir a sustentabilidade da empresa e manter condições de trabalho competitivas para os pilotos da Latam no Chile”.

Ainda segundo a empresa, os cancelamentos anunciados até 24 de novembro permanecem em vigor, e as operações retornarão à normalidade a partir de 25 de novembro. ( A entidade informou nesta quarta-feira que o novo acordo contratual valerá até 2028. A Latam, maior empresa aérea da América do Sul, emprega cerca de 39 mil funcionários e mantém uma frota superior a 350 aviões.

A greve foi aprovada em assembleia na última semana, com 500 dos 900 pilotos que atuam na companhia. A principal reivindicação era a recomposição dos salários e benefícios de 2020, período anterior à pandemia. De acordo com o sindicato, os pilotos foram os únicos funcionários da empresa que ainda não tiveram suas condições restabelecidas, mesmo após a recuperação financeira do grupo.

Durante a crise provocada pela Covid-19, os profissionais aceitaram reduzir seus salários pela metade para ajudar a manter as operações em meio à paralisação global do setor aéreo. Na negociação atual, o SPL argumentou que, diante do bom desempenho financeiro e operacional da empresa, era esperado que a negociação fosse mais colaborativa. O sindicato também criticou a postura da Latam nas negociações, alegando que a empresa “recusou-se a devolver as condições perdidas durante os anos de crise”, incluindo o período em que passou por reorganização judicial sob o Chapter 11 da lei de falências dos EUA.

Leia mais

PUBLICIDADE