A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SSP-RJ) emitiu nesta semana um alerta sobre o aumento do chamado “golpe do roubo da voz”, que tem enganado cidadãos de diversas regiões do estado. O esquema consiste em criminosos gravarem a voz da vítima durante uma ligação aparentemente comum e depois utilizá-la para solicitar transferências de dinheiro a familiares e amigos.
Segundo a SSP-RJ, os golpistas entram em contato se passando por autoridades ou órgãos públicos, muitas vezes alegando se tratar de uma ocorrência urgente. Durante a conversa, fazem perguntas simples para registrar a voz da vítima. Com o áudio gravado, eles reproduzem a voz em chamadas para terceiros, criando um senso de urgência e confiança que leva às fraudes.
O subsecretário de Inteligência da SSP, Pablo Sartori, destaca que a medida mais eficaz para evitar o golpe é confirmar a identidade do interlocutor, preferencialmente por videochamada, e nunca fornecer dados pessoais ou financeiros por telefone.
A Secretaria orienta que, em caso de suspeita, a pessoa deve registrar a ocorrência na Delegacia Online ou procurar a delegacia mais próxima. “A SSP-RJ não realiza contato telefônico solicitando informações pessoais. Qualquer ligação suspeita deve ser desconsiderada e denunciada”, alerta Sartori.