PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

FIFA divulga potes da Copa de 2026 e regras do sorteio

A FIFA divulgou na terça-feira (25) a divisão oficial dos potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026 e detalhou as regras de distribuição das seleções, restrições por confederação e o modelo de chaveamento para o novo formato de 48 equipes. O sorteio será realizado no dia 5 de dezembro, em Washington, nos Estados Unidos.

Todos os potes da Copa do Mundo 2026

Como ficaram os potes

Pote 1 (cabeças de chave)

Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica e Alemanha.

Pote 2

Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.

Pote 3

Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.

Pote 4

Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e seis “lugares reservados” — quatro referentes aos vencedores da repescagem europeia e dois da repescagem intercontinental. Esses lugares representam seleções ainda não definidas, mas que já têm posição garantida no pote para efeito de sorteio.

Restrições do sorteio

A FIFA manterá o limite por confederação para garantir diversidade nos grupos:

Não pode haver mais de uma seleção da mesma confederação no mesmo grupo, exceto no caso da UEFA.

No caso europeu, até duas seleções por grupo são permitidas.

Os lugares reservados também seguirão essas regras, sendo ocupados posteriormente pelos vencedores das repescagens, que assumirão exatamente o grupo e a posição já sorteados.

Chaveamento pré-definido e posições dos anfitriões

O sorteio seguirá um mapa de grupos e posições já preparado pela FIFA:

Os países-sede têm posições fixas:

México → Grupo A1

Canadá → Grupo B1

Estados Unidos → Grupo D1

As demais seleções do Pote 1 serão distribuídas nos demais grupos.

Para os Potes 2, 3 e 4, o sorteio definirá o grupo e a posição numérica dentro dele (A2, A3, A4 etc.), determinando a ordem dos jogos.

As quatro seleções de melhor ranking, Espanha, Argentina, França e Inglaterra, serão colocadas em quadrantes diferentes do chaveamento, só podendo se enfrentar a partir das semifinais, caso avancem como líderes.

Vagas ainda indefinidas

As seis vagas restantes serão decididas em março de 2026. Até lá, permanecem como lugares reservados no Pote 4, permitindo que o sorteio ocorra sem alterações no formato.

Próximas etapas

Após o sorteio de 5 de dezembro, a FIFA divulgará o calendário completo da Copa, com locais, datas e horários dos jogos da fase de grupos.

Leia mais

PUBLICIDADE