Uma falha no sistema de sinalização provocou lentidão e suspensão de transferências na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira (21). De acordo com a concessionária ViaQuatro, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro.
Por medida de segurança, as transferências para outras linhas do sistema foram temporariamente fechadas, afetando as conexões com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 7-Rubi, 9-Esmeralda e 11-Coral. Passageiros enfrentam grande movimentação nas plataformas e dificuldades no deslocamento entre as principais estações da capital.
O Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE) foi acionado para atender os usuários. Cerca de 30 ônibus de apoio estão circulando entre as estações Luz e Vila Sônia, mas a demanda elevada tem causado superlotação nos coletivos.
Equipes de manutenção da ViaQuatro trabalham desde as primeiras horas da manhã para restabelecer o funcionamento normal da linha. Ainda não há previsão de normalização completa do serviço.
A Linha 4-Amarela é uma das mais movimentadas da capital paulista, com média de mais de 800 mil passageiros por dia, conectando regiões importantes como Luz, República, Paulista e Pinheiros.