Basta entrar em campo para Fábio quebrar um recorde impressionante. Neste sábado, confirmada a sua titularidade diante do Fortaleza, no Maracanã, o goleiro do Fluminense se tornará o atleta com mais jogos disputados na história do futebol. Igualará os 1.390 de Peter Shilton, então detentor da marca. A tendência é que ele seja titular e atinja o número.
Sobre os números de Fábio, os dados utilizados pelo ge se baseiam em pesquisa confirmada pelo Fluminense. São 1.389 partidas no total, sendo 976 pelo Cruzeiro, 233 pelo próprio Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante. Com o duelo contra o Fortaleza, ele igualará as 1.390 de Peter Shilton.
Vale, no entanto, fazer ponderações. Há diversas contagens envolvendo Fábio, mas que esbarram no mesmo problema: os números por Athletico-PR e União Bandeirante. No caso do Furacão, foi informado ao ge que ele nunca atuou profissionalmente pelo clube — é comum ver rankings que incluem 16 partidas, que foram disputadas nas categorias de base.
Quanto ao União Bandeirante, que fechou as portas, o número de 30 jogos surgiu após consulta ao Fluminense, que confirmou a contagem através de sua própria pesquisa.
Quanto a Peter Shilton, os 1.390 jogos se baseiam no Guinness World Records, que chegou a premiar o goleiro em seu site oficial, e o IFFHS, o maior instituto de registro estatístico do futebol. Há rankings na Inglaterra que o colocam com mais partidas, mas tais contas incluem jogos amistosos.