A Guarda Costeira e o Exército dos Estados Unidos estão realizando nesta quarta-feira (7) uma operação para apreender o petroleiro venezuelano Marinera, que navega sob bandeira russa, revelou a agência de notícias Reuters. A embarcação recebeu escolta de submarino russo nos últimos dias, segundo a mídia dos EUA. A TV russa “RT”, financiada pelo Kremlin, publicou imagens de um helicóptero que estaria tentando desembarcar tropas no navio.
Segundo fontes do RT, a aeronave pertenceria aos EUA. Segundo a agência de notícias Associated Press, tropas norte-americanas embarcaram no petroleiro. Já a Reuters afirma que os EUA ainda está tentando realizar a apreensão e que um submarino e um navio de guerra russos escoltam a embarcação.
A Rússia deslocou um submarino e outras embarcações para escoltar o petroleiro, que os EUA interceptaram no final de dezembro e tentam apreender desde então. À época, a embarcação estava perto da Venezuela e fugiu para o Oceano Atlântico. O petroleiro, antes chamado de Bella 1 e que tinha bandeira panamenha, foi rebatizado e agora navega sob tutela russa.
( O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs em dezembro um “bloqueio total” aos petroleiros do país e apreendeu duas dessas embarcações em 2025. A tentativa de apreensão, mesmo que não seja bem-sucedida, tem o potencial de escalar ainda mais as tensões entre os EUA e a Rússia.