Uma combinação de inteligência artificial, imagens de satélite e dados ecológicos que tem como objetivo restaurar um milhão de hectares de floresta na Amazônia e na Mata Atlântica. Esse é o projeto desenvolvido pela re. green, empresa brasileira de reflorestamento vencedora de uma das categorias do Earthshot Prize 2025.
🌱 O Earthshot Prize foi criado em 2020 pelo Príncipe William e tem como propósito buscar exemplos de liderança climática e resolução de problemas ambientais. O prêmio sempre destaca os 15 finalistas mais inspiradores e tem cinco vencedores anualmente, que ganham 1 milhão de libras cada para investirem em seus projetos. green, fundada em 2021, foi a ganhadora na categoria “Protect & Restore Nature” (“Proteger e Restaurar a Natureza”, em inglês).
A empresa trabalha com toda a cadeia de restauração, desde a coleta das sementes até a comercialização do crédito de carbono. (entenda mais abaixo) “Às vezes, as pessoas acham que restaurar um ecossistema é igual a plantar árvores. Exige um monte de considerações sobre métodos a serem usados, sobre quais espécies têm que estar presentes”, detalha Thiago Picolo, CEO da re.