Economia da China desacelera com guerra comercial
O crescimento econômico da China desacelerou para o ritmo mais fraco em um ano no terceiro trimestre.
A fraca demanda interna tornou o país mais dependente de suas fábricas exportadoras, alimentando preocupações sobre o agravamento dos desequilíbrios estruturais.
Apesar de o crescimento de 4,8% no terceiro trimestre, em comparação ao ano anterior, ter ficado dentro do esperado e manter a China próxima da meta de 5% para 2025, a dependência da economia em relação às exportações, em meio ao aumento das tensões comerciais com Washington, levanta dúvidas sobre a capacidade do país de sustentar esse ritmo.
Pequim pode estar aproveitando a resiliência do crescimento como demonstração de força nas conversas entre o vice-premiê He Lifeng e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, previstas para os próximos dias na Malásia — e também em uma possível reunião entre Donald Trump e Xi Jinping, na Coreia do Sul, ainda neste ano.
Jeremy Fang, diretor de vendas de uma fabricante chinesa de produtos de alumínio, afirma que sua empresa perdeu 20% da receita.
As vendas maiores para a América Latina, África, Sudeste Asiático, Turquia e Oriente Médio não conseguiram compensar uma queda de até 90% nos pedidos vindos dos Estados Unidos.
Fang contou que está aprendendo espanhol para se antecipar aos concorrentes chineses que buscam novos mercados fora dos EUA e que agora viaja ao exterior o dobro do que viajava no ano passado.
Ainda assim, esse esforço não tem sido suficiente.
Esta é uma notícia importante que está sendo atualizada constantemente. Os detalhes estão sendo apurados e serão divulgados em breve.
Especialistas estão analisando a situação e fornecendo informações atualizadas sobre o desdobramento dos fatos.
Acompanhe as atualizações para obter as informações mais recentes sobre este assunto.
Esta matéria está sendo acompanhada de perto por nossa equipe de jornalismo, que trabalha para trazer as informações mais precisas e atualizadas.
O tema abordado nesta notícia tem grande relevância e impacto, merecendo atenção especial dos leitores e da sociedade em geral.
Continuaremos monitorando os desdobramentos e atualizando esta matéria conforme novas informações forem disponibilizadas.