O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que devido à COP30, as provas acontecerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. Após a divulgação das notas individuais, prevista para janeiro de 2026, os participantes poderão utilizar seus resultados de diferentes maneiras, abrindo portas para o ensino superior, bolsas de estudo e certificação do ensino médio.
Principais formas de uso das notas do Enem 2025
1. Acesso ao Ensino Superior
Sisu (Sistema de Seleção Unificada): Permite o ingresso em universidades públicas utilizando a média das notas obtidas no Enem. A partir de 2026, será possível utilizar as notas das três últimas edições do exame para inscrição e classificação dos candidatos.
Prouni (Programa Universidade para Todos): Oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas. Para se inscrever, é necessário ter alcançado média superior a 450 pontos nas cinco áreas de conhecimento e não ter zerado a redação.
Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): Disponibiliza financiamento para cursos em instituições privadas. Os candidatos devem ter feito o Enem a partir de 2010, atingido pelo menos 450 pontos nas áreas de conhecimento e 400 pontos na redação.
2. Certificação de Conclusão do Ensino Médio
Participantes com 18 anos ou mais podem usar as notas do Enem para obter a certificação do ensino médio. É necessário alcançar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
3. Ingresso em Instituições de Ensino Superior em Portugal
Estudantes brasileiros podem utilizar suas notas do Enem para ingressar em universidades portuguesas que possuem convênios com o Inep.
4. Autoavaliação e Declaração Parcial de Proficiência
O Enem também pode ser utilizado para autoavaliação do desempenho acadêmico e emissão de declaração parcial de proficiência no ensino médio.
Como consultar suas notas
Após a divulgação, os participantes poderão acessar suas notas individuais por meio da Página do Participante, disponível no site oficial do Enem.