PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Crise Japão-China: Entenda disputa após fala sobre Taiwan; cronologia

As relações do Japão com a China caíram para o nível mais baixo em anos após uma disputa desencadeada por recentes declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi. Ela causou uma crise diplomática ao afirmar, em 7 de novembro, que ataque chinês contra Taiwan poderia representar ‘situação que ameaça a sobrevivência’ e desencadear resposta militar de Tóquio. A China reivindica a ilha separatista, que tem governo democrático próprio, como parte de seu território.

Também não descarta o uso da força para tomar o controle da região. Em 13 de novembro, o Ministério das Relações chinês exigiu que a premiê retirasse o que chamou de falas ‘ultrajantes’. As relações do Japão com a China caíram para o nível mais baixo em anos, em disputa desencadeada por declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi.

Conhecida como “dama de ferro japonesa”, ela causou uma crise diplomática ao afirmar, em 7 de novembro, que um ataque chinês contra Taiwan poderia representar uma “situação que ameaça a sobrevivência” e desencadear resposta militar. A China reivindica a ilha separatista, que tem governo democrático próprio, como parte de seu território. Em 13 de novembro, o Ministério das Relações chinês exigiu que a premiê retirasse o que chamou de falas “ultrajantes”.

O episódio mais recente ocorreu nesta quinta-feira (20), quando o presidente taiwanês, Lai Ching-te, postou fotos comendo sushi e citou apoio ao Japão em meio ao atual conflito (veja ao final desta reportagem). 31 de outubro – O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu com Sanae Takaichi, que havia sido eleita em 21 de outubro. O encontro ocorreu à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul.

Leia mais

PUBLICIDADE