A Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para a Copa Libertadores da América a partir de 2026, segundo apuração do Estadão. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve oficializar a mudança aos clubes nesta quinta-feira, (11), durante reunião na entidade.
Até este ano, apenas o campeão garantia presença no torneio continental. Com a alteração, o vice-campeão também conquistará um lugar na competição, a ser definido se de forma direta na fase de grupos ou via fase preliminar da Libertadores. Para acomodar a novidade, a CBF retirará uma das vagas que era destinada ao Campeonato Brasileiro, transferindo-a ao vice da Copa do Brasil. A medida busca valorizar o torneio, hoje a competição de maior premiação do país.
A Copa do Brasil será o campeonato organizado pela CBF com mais transformações para 2026. Em outubro, a entidade já havia confirmado que as cinco primeiras fases passarão a ser disputadas em jogo único, com os clubes da Série A entrando apenas na quinta etapa. A partir das oitavas de final, segue o formato tradicional com partidas de ida e volta.
Outra mudança relevante será a final em jogo único, marcada para 6 de dezembro, fechando a temporada do futebol brasileiro. A sede ainda será definida com base na capacidade das cidades para receber o evento. O torneio também terá expansão: serão 126 clubes em 2026 e 128 a partir de 2027. O modelo aproxima a Copa do Brasil de formatos utilizados no futebol europeu, como na Inglaterra, e aumentará o número de datas para 14, com previsão de 155 partidas até 2029.
Na edição atual, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco disputam as semifinais e brigam por um lugar na decisão, marcada para os dias 17 e 21 deste mês.