COP 30: governo busca apoio internacional para garantir US$ 1,3 trilhão para financiamento climático
Nesta semana, o governo brasileiro espera obter apoio internacional para aprovar um documento com medidas que podem garantir a meta global de, em até 2035, alcançar US$ 1,3 trilhão em financiamento de ações para países em desenvolvimento enfrentarem a mudança do clima.
O governo brasileiro espera chegar à COP 30 — conferência da ONU sobre o clima que será sediada em Belém, em novembro — com apoio de peso, de dezenas de países e de grandes empresários, para o relatório com as medidas.
A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, vai a encontros em Washington tratar do tema.
Ela vai participar de reuniões anuais do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial, na capital norte-americana.
Azerbaijão, Barbados, Canadá, Chile, Colômbia, China, Dinamarca, Egito, Etiópia, França, Alemanha, Gana, Índia, Indonésia, Itália, Holanda, Coreia do Sul, Arabia Saudita, África do Sul, Espanha, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.
O documento vai propor ajustes no sistema global de financiamento de ações de combate às mudanças climáticas.
Um dos pontos é a reforma de fundos multilaterais, como o Green Climate Fund e o Climate Investment Funds (CIF), para que os recursos desses mecanismos sejam liberados mais rapidamente e sejam, então, usados principalmente por países em desenvolvimento.
Outro ponto é mudar bancos multilaterais para que sejam maiores e mais eficientes.
Esta é uma notícia importante que está sendo atualizada constantemente. Os detalhes estão sendo apurados e serão divulgados em breve.
Especialistas estão analisando a situação e fornecendo informações atualizadas sobre o desdobramento dos fatos.
Acompanhe as atualizações para obter as informações mais recentes sobre este assunto.
Esta matéria está sendo acompanhada de perto por nossa equipe de jornalismo, que trabalha para trazer as informações mais precisas e atualizadas.
O tema abordado nesta notícia tem grande relevância e impacto, merecendo atenção especial dos leitores e da sociedade em geral.
Continuaremos monitorando os desdobramentos e atualizando esta matéria conforme novas informações forem disponibilizadas.