PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Bolsonaro preso, fim da COP, queda do tarifaço: o que foi notícia no feriadão

Durante o feriado prolongado da Consciência Negra, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente, a COP30 chegou ao fim e o tarifaço dos EUA para parte dos produtos exportados pelo Brasil foi revogado. Além disso, o presidente Lula indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF, e a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão para investigar suspeitas de fraude no Enem. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente no sábado (22).

Além disso, o feriado prolongado da Consciência Negra também ficou marcado pelo fim das discussões na COP30 (a Conferência do Clima da ONU) e pela revogação do tarifaço americano para parte dos produtos exportados pelo Brasil. Jair Bolsonaro foi preso preventivamente no condomínio onde cumpria prisão domiciliar, em Brasília. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que citou risco à ordem pública e indícios de uma possível fuga do ex-presidente.

Um fator central que motivou a decisão de Moraes foi a violação da tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro. O aparelho foi queimado com um ferro de solda, segundo relatos do próprio ex-presidente, e teve que ser trocado (veja no vídeo acima). Durante a audiência de custódia com uma juíza no domingo, Bolsonaro alegou ter sofrido um “surto” causado por medicamentos, e que por isso danificou a tornozeleira.

A juíza manteve a prisão preventiva, e o caso será julgado pela Primeira Turma do STF nesta segunda-feira (24), que decidirá se mantém ou revoga a prisão. ⚠️ Importante: a ordem de prisão do sábado não se refere à condenação a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe. Nesse caso, o prazo para recursos ainda está correndo.

Leia mais

PUBLICIDADE