O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado nesta quarta-feira (24) no hospital DF Star, em Brasília, após autorização do ministro Alexandre de Moraes para deixar a sede da Polícia Federal, onde está preso. Ele passará por uma cirurgia para tratar uma hérnia na quinta-feira (25). Bolsonaro deixou a sede da PF por volta das 9h30, depois de embarcar em uma viatura da polícia pela garagem.
O trajeto até o hospital dura em torno de cinco minutos. Esta é a primeira vez que Bolsonaro deixa a unidade prisional, 32 dias após ser preso preventivamente por tentar violar a tornozeleira eletrônica e, posteriormente, começar a cumprir a pena de forma definitiva. O ex-presidente de 70 anos foi admitido na unidade hospitalar nesta manhã, para iniciar os procedimentos pré-operatórios.
A cirurgia eletiva de hérnia inguinal bilateral está marcada para o dia de Natal, e será a oitava cirurgia do ex-presidente (veja o histórico de saúde dele aqui). 🔎A hérnia inguinal (também chamada hérnia na virilha) acontece quando os tecidos do interior do abdômen saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal formando uma espécie de abaulamento no local. Quando isso ocorre dos dois lados, ela é chamada de bilateral.
Bolsonaro será acompanhado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O ministro do STF Alexandre de Moraes também autorizou visitas dos quatro filhos de Bolsonaro: Flávio, Carlos, Jair Renan e Laura. Na decisão que autorizou o procedimento cirúrgico, Moraes detalhou as medidas de segurança e estabeleceu que a transferência de Bolsonaro para o hospital deveria ser realizada “de maneira discreta”, com desembarque “feito nas garagens do hospital”.