PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Após ameaça de Trump, Putin fala por telefone com presidente do Irã

Um dia depois de Donald Trump ameaçar voltar a atacar o Irã, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou ao telefone com o líder iraniano para oferecer apoio e discutir o programa nuclear do país do Oriente Médio. A conversa ocorreu nesta terça-feira (30), de acordo com o Kremlin — na noite de segunda-feira (29), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pode ordenar novos ataques contra o Irã caso haja indícios de que o país esteja reconstruindo o programa nuclear. Mais cedo, o governo russo já havia pedido calma a ambos os lados e disse que era importante evitar uma escalada nas tensões entre EUA e Irã.

Depois, segundo o Kremlin, Putin telefonou para o presidente iraniano, Masou Pezeshkian. Os dois discutiram o programa nuclear iraniano, ainda de acordo com o governo russo, que não deu mais detalhes do telefonema — Trump vem tentando retomar um acordo que os EUA tinham com o Irã para a não proliferação de armas nucleares. A conversa ocorre no mesmo dia em que o Ministério da Defesa russo anunciou ter ativado seu sistema de mísseis russo Oreshnik, que tem capacidade nuclear.

Na segunda-feira, durante encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Flórida, Donald Trump disse que pode voltar a atacar o Irã, como fez em meados de 2025. “Estou ouvindo que o Irã está tentando se reerguer, e, se estiver, teremos de derrubá-los de novo”, disse Trump a jornalistas ao receber o. “Vamos atacar com força”, acrescentou.

Trump disse ainda que continua aberto à negociação de um acordo nuclear com o Irã. Segundo ele, essa opção seria “muito mais inteligente”. ➡️ Os Estados Unidos atacaram o Irã em junho, durante a chamada Guerra de 12 dias.

Leia mais

PUBLICIDADE