O funeral de Charlie Kirk será realizado neste domingo (21), no State Farm Stadium, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. A arena possui capacidade para aproximadamente 63 mil pessoas.
Os portões serão abertos às 8h (12h pelo horário de Brasília). O presidente Donald Trump, o vice-presidente JD Vance e membros do alto escalão do governo devem discursar na cerimônia.
Ao deixar a Casa Branca para ir ao funeral, Trump disse que a cerimônia vai celebrar a vida de um grande homem e que o dia será muito difícil, mas também um momento de cura. Quando perguntado sobre qual mensagem gostaria de compartilhar com a família do ativista, o republicano disse que não há muito o que ser dito, além de expressar o amor dele.
O ativista conservador morreu no último dia 10 de setembro após ser baleado no pescoço durante um evento na Universidade Utah Valley. O tiro foi registrado por várias câmeras que filmavam o debate conduzido por Kirk. Cerca de 3 mil pessoas estavam no local.
A Justiça norte-americana indiciou o principal suspeito por homicídio agravado. Se condenado, Tyler Robinson pode enfrentar a pena de morte.
Ele também foi acusado de disparo de arma de fogo, crime que pode levar à prisão perpétua; além de obstrução da Justiça, que pode resultar em até 15 anos de prisão.