PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Na Bahia, Lula destaca ações de saúde e cita mais de 14 milhões de cirurgias pelo SUS em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta sexta-feira (6), durante agenda na Bahia, os avanços do governo federal na área da saúde e afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou mais de 14 milhões de cirurgias em 2025, número recorde na história da rede pública.

Segundo o presidente, o resultado é reflexo do aumento do investimento federal, da ampliação da capacidade hospitalar e da execução de programas voltados à redução das filas por procedimentos especializados. Lula citou o programa Agora Tem Especialistas como uma das principais iniciativas responsáveis pela expansão do acesso a consultas, exames e cirurgias em todo o país.

Na Bahia, o presidente ressaltou entregas e investimentos em unidades de saúde, policlínicas regionais e hospitais, além do reforço no número de profissionais atuando no SUS. De acordo com o governo federal, o estado também recebeu novos equipamentos, ampliação de serviços de diagnóstico e fortalecimento da atenção básica.

Lula mencionou ainda a ampliação do Farmácia Popular, que garante medicamentos gratuitos para o tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e ações voltadas à saúde bucal, com o uso de unidades móveis para atendimento em regiões mais afastadas.

Além da pauta da saúde, o presidente voltou a defender a reestruturação da política de segurança pública, com maior participação da União no combate ao crime organizado. Segundo Lula, a proposta em discussão no Congresso busca ampliar a coordenação nacional e fortalecer a atuação integrada entre governo federal, estados e municípios.

O presidente afirmou que a medida é necessária para enfrentar crimes de alcance interestadual e garantir mais eficiência às ações de segurança, respeitando as atribuições dos entes federativos.

Leia mais

PUBLICIDADE