O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na quinta-feira (5), com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, para tratar do fortalecimento da relação bilateral e da ampliação da cooperação entre os dois países. O encontro ocorreu no contexto da VIII Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação (CAN).
Durante a reunião, Lula e Mishustin avaliaram que o comércio entre Brasil e Rússia ainda está abaixo do potencial das duas economias e destacaram a necessidade de diversificar e qualificar a pauta comercial. O presidente brasileiro defendeu a criação de mecanismos de acompanhamento para acelerar a implementação dos acordos firmados e garantir resultados práticos.
As delegações também fizeram um balanço dos avanços da CAN em áreas consideradas estratégicas, como energia, ciência e tecnologia, saúde, educação, agricultura, infraestrutura, defesa e exploração espacial. A avaliação conjunta é de que há espaço para ampliar parcerias em setores de alto valor agregado e projetos de longo prazo.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que copreside a comissão ao lado de Mishustin, participou do encontro. Autoridades russas ressaltaram o papel do Brasil como principal parceiro comercial da Rússia na América Latina, com destaque para o fornecimento de produtos do agronegócio.
A reunião também reforçou o interesse comum em aprofundar a cooperação em fóruns multilaterais e em iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico, tecnológico e científico, mantendo o diálogo político de alto nível entre os dois governos.