Filip é pequeno, peludo e leal. Um cachorro da raça chihuahua minúsculo, com traços semelhantes ao da raça papillon, mas de grande personalidade. É assim que o descreve seu dono, Jan Gilar.
No verão europeu passado, Gilar caiu em uma fenda de uma geleira na Suíça e só foi localizado quando um helicóptero de resgate avistou uma mancha cinza sobre a neve. Os dois adoram as montanhas e costumam fazer trilhas juntos. Quando Filip se cansa de andar, Jan o coloca em uma mochila especial e o carrega.
E assim seguem o percurso. Ao longo do trajeto, param para comer nos pontos com as melhores vistas, descansam quando querem e exploram a natureza. “Ele consegue andar 20 ou 30 quilômetros enquanto estou caminhando.
Ainda bem que naquele dia eu não o levava na mochila nem preso à guia, porque, na queda, ele teria sido arrastado comigo e as equipes de resgate não teriam me encontrado”, disse Jan à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC. Natural de Pilsen, na República Tcheca, Jan estava na Suíça havia menos de um mês quando ocorreu o acidente. “Meus pais me deram o Filip.