PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Sorte e 4 mil computadores: como a NFL monta sua tabela

Neste fim de semana, a temporada regular 2025-2026 da NFL chega ao fim. A última rodada promete muito drama e emoção, com dois confrontos diretos pelas últimas vagas nos playoffs e outro duelo pela primeira posição geral na Conferência Nacional (NFC). Se você acha que a liga deu sorte em ter jogos tão interessantes na semana derradeira da temporada, você está enganado.

A tabela da NFL é um trabalho tão meticuloso que exige 4 mil computadores buscando a melhor combinação de jogos para maximizar o interesse do público e o alcance de cada partida. Buffalo Bills pede ajuda da torcida para retirar neve do estádio antes do jogoJogador dos Patriots é acusado de estrangulamento e agressão Quem lidera a complicada tarefa de distribuir 272 jogos através de 18 semanas e sete parceiros de televisão e streaming nos EUA é Mike North, vice-presidente de transmissões da NFL. North está há 30 anos na liga, sendo os últimos 27 na formatação da tabela, e se lembra da época em que montava o calendário com tiras imantadas num quadro de metal.

Eram noites quebrando a cabeça para entender como um simples emparelhamento na Semana 1 podia afetar dezenas de outras equipes na Semana 18, e tentando garantir que cada emissora de TV tivesse uma oferta satisfatória de jogos para seu público. – Eu estou aqui por toda a evolução desde quando, há não tanto tempo atrás, nós ainda construíamos a tabela à mão com tiras num quadro metálico, tomando decisões meio no vácuo sem muita informação e experiência sobre em que sinuca estávamos nos metendo, ou em que galho da árvore de buscas nós nos metemos, ou como o resultado desta decisão para o (Cincinnati) Bengals na Semana Três agora impactou a tabela do (Chicago) Bears na Semana 15, por exemplo – conta o dirigente. NFL: – No auge, nós temos provavelmente 4 mil computadores por noite buscando neste espaço infinito de soluções, buscando pela tabela mágica e perfeita todos os anos.

Não sei se já encontramos, mas estamos chegando perto! – afirmou North. A equipe responsável pela tabela começa os trabalhos ranqueando os 272 jogos da tabela e, usando a otimização combinatória, os distribui através dos parceiros televisivos da liga. Já a programação mista de números inteiros aplica valores fracionais a cada possível data das partidas e, conforme as datas vão sendo preenchidas – ou seja, transformadas em número inteiro – o calendário vai se ajustando.

Leia mais

PUBLICIDADE