PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Lula cita desafios do tarifaço e da violência em pronunciamento na TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu seu pronunciamento de Natal, que foi ao ar na noite desta quarta-feira (24), afirmando que 2025 foi “um ano difícil, com muitos desafios”, mas que “todos que torceram ou jogaram contra o Brasil acabaram perdendo”. Lula disse que o Brasil enfrentou neste ano um problema inédito, que foi o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Apostamos na diplomacia, protegemos nossas empresas, evitamos demissões.

Nossa soberania e nossa democracia saíram vencedoras e o povo brasileiro venceu”, disse o presidente. Lula também reconheceu que “o crime e a violência são dois grandes desafios do nosso país”, e elogiou o trabalho da Polícia Federal. A segurança pública deve ser um dos principais temas das eleições do ano que vem.

“Neste ano, a Polícia Federal comandou a maior operação já feita contra o crime organizado. O combate às facções criminosas chegou pela primeira vez ao andar de cima, e nenhum dinheiro ou influência vai impedir a Polícia Federal de ir adiante”, afirmou, em referência à Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto. Ao falar de segurança pública, o presidente aproveitou para pedir o fim da violência contra as mulheres.

“Quero aproveitar este momento, também, para falar que um povo tão gentil e capaz de produzir coisas tão belas não pode aceitar a violência contra a mulher. Nós que somos homens devemos fazer um compromisso de alma”, disse. O presidente também voltou a defender o fim da escala de trabalho 6×1, na qual o trabalhador folga apenas um dia por semana.

Leia mais

PUBLICIDADE