O Santos avançou nas negociações pelo retorno de Gabigol à Vila Belmiro e pode tornar concreto um desejo agora mútuo. O clube já gostaria de ter contado com o atacante nesta temporada que se encerrou, mas viu o jogador topar o projeto do Cruzeiro antes de possivelmente voltar para casa. O retorno de Gabriel pode acontecer num momento em que ele precisa se reencontrar, depois de um ano muito aquém do esperado na Raposa: foi reserva boa parte da temporada e perdeu pênalti decisivo para a eliminação na semifinal da Copa do Brasil para o Corinthians.
Voltar ao Santos é quase como repetir o que fez Neymar: encontrar o carinho da torcida e ares de casa para atuar com mais constância e recuperar identidade. Mais sobre o Santos: + Santos faz sondagem por Rony, do Atlético-MG+ Santos quer meia da seleção chilena O centroavante chegaria para ser o titular absoluto da posição no time de Juan Pablo Vojvoda, em um setor inconsistente de 2025. O clube trouxe Tiquinho Soares para ser o camisa 9, porém o veterano viveu uma temporada abaixo da crítica e perdeu a posição.
Na rodada final do Brasileirão, a comissão técnica precisou recorrer a Thaciano, que ficou encostado por boa parte do ano. Lautaro Díaz, outro a atuar como centroavante, não convenceu. A posição permanece aberta, precisando de um protagonista, e Gabigol aparece como nome mais forte.
Para o Peixe, por sua vez, nos moldes de uma divisão salarial e sem custos de transferência, Gabigol cai quase como uma luva: identificado com o clube e afim de recuperar o espaço perdido no cenário nacional com o 2025 abaixo da média, justamente numa posição em que o clube tem carências. Santos e Cruzeiro pretendem chegar a um acerto nos próximos dias. O clube de Vila Belmiro quer evitar uma novela e contar com Gabriel na reapresentação do elenco, dia 2 de janeiro, caso a negociação se concretize.