PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Como ocorreu o vazamento de dados de crianças e adolescentes de processos de SP; veja as principais suspeitas

Informações sigilosas de processos envolvendo crianças e adolescentes que responderam por atos infracionais foram encontradas em sites jurídicos como Escavador e Jusbrasil. O g1 apurou que o caso tem provocado demissões, abandono escolar e constrangimentos entre jovens. A origem do vazamento ainda é desconhecida.

A Defensoria Pública de SP já contabiliza mais de 50 casos confirmados, embora estime que o número real seja muito maior. Informações sigilosas de processos envolvendo crianças e adolescentes que responderam por atos infracionais, que, por lei, deveriam estar totalmente protegidas, foram encontradas em sites jurídicos como Escavador e Jusbrasil. O g1 apurou que o caso tem provocado demissões, abandono escolar e constrangimentos entre jovens que passaram a aparecer em buscas simples na internet.

Como o vazamento foi descobertoO que pode ter causado o vazamentoImpacto real na vida dos adolescentesO que diz a lei e quais são as sançõesO que dizem TJ-SP, CNJ e os sites citados Segundo apurou o g1, o problema veio à tona quando técnicos de serviços de medidas socioeducativas perceberam que adolescentes acompanhados por eles estavam sendo identificados publicamente na internet. A Defensoria Pública de SP, então, passou a receber denúncias de forma contínua e já contabiliza mais de 50 casos confirmados, embora estime que o número real seja muito maior. Os dados vazados incluem nome, idade e detalhes do ato infracional, como furtos e outros crimes patrimoniais.

“É algo completamente inédito. Estou na Infância há quase dez anos e nunca havia visto qualquer tipo de vazamento. Esses processos têm camadas de sigilo”, disse Gabriele Estabile Bezerra, coordenadora auxiliar do Núcleo da Infância da Defensoria.

Leia mais

PUBLICIDADE