PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Câmara suspende por seis meses deputado Glauber Braga; deputado era alvo de processo de cassação

A Câmara dos Deputados decidiu suspender por seis meses o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), em um processo que pedia a cassação do mandato do parlamentar. O Conselho de Ética e Decoro havia aprovado uma proposta de cassação de Braga, mas os deputados no plenário decidiram pela punição menor. Em uma articulação construída em plenário com partidos de centro durante a tarde, aliados do deputado Glauber Braga conseguiram reverter a sua cassação.

O pedido de abertura de procedimento contra o deputado foi apresentado após o parlamentar protagonizar embates físicos com o membro do MBL Gabriel Costenaro e o deputado Kim Kataguiri (União-SP) em abril deste ano. A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (10) suspender, por seis meses, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), em um processo que pedia a cassação do mandato do parlamentar. Foram 318 votos a favor da suspensão, 141 votos contrários e 3 abstenções.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar havia aprovado uma proposta de cassação de Braga, mas os deputados no plenário decidiram pela punição menor. Em uma articulação construída em plenário durante a tarde, aliados do deputado conseguiram reverter a sua cassação. A mudança foi uma grande vitória do psolista, dado que mesmo partidos da esquerda davam como quase certa a perda do mandato.

O episódio da ocupação da mesa diretora da Câmara, nesta terça-feira (9), incomodou deputados, que disseram que Braga poderia ter buscado diálogo com os colegas durante o último ano, mas preferiu ações midiáticas para contestar sua punição. (relembre mais abaixo) Aliados do deputado Glauber Braga buscaram apoio de integrantes do Centrão em prol da pena alternativa. Dessa forma, articularam a aprovação de uma emenda que pudesse alterar a punição de perda de mandato, o que foi defendido por parte do centro.

Leia mais

PUBLICIDADE