Passageiros do Metrô podem pagar a partir desta segunda-feira (1°) a tarifa diretamente nas catracas com cartões físicos de crédito e débito por aproximação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Nesta fase inicial, apenas cartões físicos habilitados para pagamento por aproximação das bandeiras Mastercard, Visa e Elo serão aceitos. Passageiros do Metrô podem pagar a partir desta segunda-feira (1°) a tarifa diretamente nas catracas com cartões físicos de crédito e débito por aproximação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
Ao longo de dezembro, a tecnologia será estendida para as linhas 2-Verde e 15-Prata. Segundo o Metrô, o projeto-piloto terá duração inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação. O objetivo é avaliar a aceitação do público, o fluxo nas estações e ajustes necessários antes de uma implementação definitiva.
Cada estação terá ao menos uma catraca exclusiva para o pagamento por aproximação — elas estarão sinalizadas. Nesta fase inicial, apenas cartões físicos habilitados para pagamento por aproximação das bandeiras Mastercard, Visa e Elo serão aceitos. Não é possível usar cartões virtuais em celulares, smartwatches ou outros dispositivos.
Durante o período de testes, o uso é limitado: o passageiro poderá pagar duas viagens com intervalo de 1 minuto e, depois disso, só poderá utilizar o mesmo cartão novamente após 30 minutos. A regra pode ser ajustada ao longo do piloto. O sistema não permite integração com ônibus.