O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (27) o envio ao Congresso Nacional dos projetos de lei que criam duas novas universidades federais: a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). No discurso durante o evento, o presidente Lula fez um apelo ao Congresso, e disse que o governo pretende “brigar” para aprovar as propostas. “Podemos não aprovar no Congresso, porque é um direito de eles querer ou não.
Mas, a gente vai mandar e vai brigar. Se tiver que fazer emenda, faça pra melhorar. Mas, melhorar sempre”, disse o petista.
Vale lembrar que, enquanto ocorria a cerimônia no Palácio do Planalto, o Congresso Nacional começou a avaliar os vetos presidenciais ao projeto que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental. Nas últimas semanas, tem ficado evidente o clima de desgaste na relação do Planalto com o Legislativo. A situação acendeu um alerta no governo, que tem pautas importantes a serem votadas.
Entre elas, o Orçamento de 2026. Segundo o Ministério da Educação, a criação da Unid atende a uma demanda de diversos povos tradicionais.