PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Dos anos na Câmara, à Presidência e à prisão: a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro foi preso neste sábado (22) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão é preventiva, ou seja, não tem data determinada para acabar. Moraes tomou essa decisão para garantir a ordem pública, já que, segundo o ministro, foi convocada uma vigília na porta do condomínio onde mora o ex-presidente com o objetivo de evitar que ele fosse preso.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses pela tentativa de golpe. Não é por essa condenação ainda que ele está preso,, já que o prazo dos recursos ainda está em aberto. O fim dos recursos e a prisão por condenação devem ocorrer nos próximos dias.

Como a condenação de Bolsonaro é superior a oito anos (27 anos e 3 meses), ele deverá iniciar a execução da pena em regime fechado, ou seja, na cadeia. Assim, deve emendar a prisão preventiva com a prisão pela condenação. Preso neste sábado (22) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem uma trajetória rara na política brasileira.

Ele surpreendeu o país ao se eleger para o cargo mais alto da República em 2018. Candidato por um partido pequeno e com pouco tempo de televisão, venceu as eleições com uma campanha centrada nas redes sociais, na retórica antissistema e no resgate de valores da direita conservadora. Capitão reformado do Exército e deputado federal do chamado “baixo clero” por quase três décadas, Bolsonaro capitalizou o sentimento de antipetismo que crescia desde os protestos de 2013 e os escândalos de corrupção que atingiram o Partido dos Trabalhadores (PT).

Leia mais

PUBLICIDADE