Raquel Fernandes, de 16 anos, entrou em desespero ao perceber que confundiu o filme “Up: Altas Aventuras” com o programa “Altas Horas” na redação do Enem. O namorado dela, Júlio Inglês, de 18 anos, gravou um vídeo contando o erro, que alcançou mais de 700 mil visualizações no Instagram. Raquel só percebeu a confusão ao reler sua redação após a prova e contou o caso rindo, embora tenha ficado desesperada no momento.
Segundo a professora de redação Lorena Leon, o erro não deve prejudicar a nota, desde que a contextualização com o tema tenha sido feita corretamente. A estudante Raquel Fernandes, de 16 anos, que confundiu o filme “Up: Altas Aventuras” com o programa “Altas Horas” na redação do Enem 2025, disse que se desesperou ao perceber a troca nos nomes pois pensou que iria zerar a redação. “Na hora, eu entrei em um desespero tão grande, que comecei a chorar pensando que ia zerar a redação.
O famoso ditado: eu pensei que ia arrasar na prova, mas a prova que arrasou comigo”, disse ela. Após o fim da prova, a estudante percebeu, ao conferir o caderno, que trocou o nome do filme utilizado como repertório na redação. O namorado dela, o estudante Júlio Inglês, de 18 anos, decidiu fazer um vídeo contando o caso e publicou nas redes sociais.
“Eu esperei três horas para ela pegar o caderno, que eu saí cedão. Aí ela fez: ‘Deixa eu ler minha redação para tu. não tem aquele filme do velhinho do balão? ‘Altas Horas’.